quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Quanto a anulação da questão 25 de física

Fico muito surpreso com a decisão da UFPA de não anular a questão 25 de física. Uma vez que ao fornecer na questão o gráfico Q X ∆T o elaborador não se atentou que das quatro afirmações feitas somente a afirmação II estaria correta, pois ocorrendo variação de temperatura não teríamos mudança de estado físico, e assim não se poderia calcular o calor de vaporização do líquido. Por tudo isto, a questão da maneira colocada ficaria sem alternativa correta a marcar. Entretanto, se o gráfico fornecido fosse Q X T a análise seria outra, poderíamos afirmar indubitavelmente que houve mudança de estado, e com isto teríamos as afirmações II, III e IV corretas, o que assim mesmo não corresponderia ao gabarito oficial.

Na busca de embasar minhas afirmações fiz uma breve revisão bibliográfica, começando pelas obras indicadas pela própria UFPA, tive durante minhas consultas uma grata surpresa: encontrei um livro onde há uma questão bastante semelhante a colocada na prova (Paraná, volume 2, editora ática, 7a edição, capítulo 4, página 75), o enunciado é semelhante, o gráfico é semelhante e as perguntas são praticamente as mesmas, no entanto, ao invés de ∆T aparece no gráfico T.

Entendo que a banca ao manter esta questão como válida está incorrendo num erro ainda mais grave que o primeiro, pois é perfeitamente compreenssível e aceitável que na elaboração de uma questão haja falhas, contudo, o que não se pode compreender e nem aceitar é que posteriormente aos recursos solicitando a anulção da questão a banca ainda persista no erro.
Por fim, deixo aqui registrado a minha indignação quanto a maneira como nós professores do ensino médio somos tratados pela universidade federal do Pará que não estabelece um canal de diálogo mais aberto conosco, tanto assim, que tive de me dirigir ao protocolo geral da UFPA para protocolar meu pedido, não tendo assim chance de debater com nenhum representante da disciplina de física sobre a questão. Nem sequer uma resposta a minha solicitação me foi dada. Gostaria de ouvir os argumentos que indeferiram meu pedido, talvez fosse até convencido de que estou enganado, mas nada foi dito.
George Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário