domingo, 10 de janeiro de 2010

RESOLUÇÃO - PSS I

Desculpem a demora! É que como não tenho muita prática ainda acabei demorando para conseguir postar as figuras no blog. Mas enfim, vamos a análise da prova:
Primeiramente posso dizer que foi uma prova de nível menor do que eu esperava. No entanto, foi mais matemática do que conceitual como já havia dito que seria. Houve apenas uma questão conceitual que foi a questão 23 que falou sobre o globo da morte. Destaco as questões 21 e 24 como as mais difíceis, a 21 por ter uma pegadinha onde o aluno equivocadamente poderia usar altura de 5m ao invés de 5,9m e iria marcar a alternativa A ao invés da alternativa D que é a correta. Já a questão 24 destaca-se por ser um problema que envolve uma analise literal , como eu já havia afirmado que poderia vir, em que o aluno teria de dominar bem a parte de decomposição de forças.

Por fim, chamo atenção para uma expressão usada na questão 25 onde o autor diz que "o portão gira". Na verdade, o que gira é a engrenagem que comunica movimento ao portão fazendo-o abrir e fechar, portanto, a frequencia de 50 RPM é da engrenagem. É claro que eu como professor de física rapidamente concluí isto, porém os alunos podem ter se confundido com esta informação equivocada.
A partir de amanhã já começarei a postar questões para o PSS II, então não deixe de visitar o blog do George. Um abraço a todos! Segue a resolução da prova:


Questão 21- Durante um treinamento de salvamento, um bombeiro de massa 80 kg salta verticalmente, sem velocidade inicial, do alto de um prédio de 5m de altura sobre uma plataforma circular rígida, de peso e espessura desprezíveis, que está ligada ao solo por uma mola de constante elástica 9,6x103 N/m, verticalmente postada, conforme se observa na figura abaixo. O bombeiro cai no centro da plataforma e a mola sofre compressão máxima de 0,9m, ocorrendo aquecimento da superfície pelo impacto.



Resolução:

Gabarito: Alternativa D

Questão 22 - Em vista das experiências, sabemos que o coeficiente de atrito estático é maior que o coeficiente de atrito dinâmico entre duas superfícies em contacto, e, portanto, a frenagem de um veículo é mais eficiente quando suas rodas continuam girando durante o ato, ou seja, se as rodas não forem bloqueadas; daí a vantagem do chamado freio ABS, item ainda opcional na maioria dos veículos. Um carro trafegava em linha reta com velocidade 20 m/s numa pista plana e horizontal quando o condutor, percebendo fechamento do sinal, pisou forte bloqueando completamente as rodas até a parada do veículo. Admitindo-se iguais a 0,9 e 0,8, respectivamente, os coeficientes de atrito estático e dinâmico entre os pneus e a pista, pode-se concluir que, desde o início da freada até parar, o carro deslocou-se, em metros:



Resolução:



Gabarito: Alternativa C




Questão 23 - Num circo, na apresentação do número conhecido como globo da morte, um motociclista com sua moto descreveu no interior da esfera duas trajetórias circulares de raios 2,5m, sendo uma horizontal e outra vertical, como na figura abaixo, ambas com a mesma velocidade constante.



I. A força exercida sobre as paredes pela passagem da moto pontos A, B, C, e D devido às velocidades terem sido iguais e constantes.
II. Em qualquer ponto da trajetória horizontal, o peso conjugado da moto e motociclista é equilibrado pela força centrípeta.
III. O valor mínimo da velocidade da moto, necessário para a realização da trajetória vertical, é 5 m/s.
IV. Em relação ao plano horizontal que passa pelo ponto B, a energia mecânica tomoto e do motociclista tem valores iguais nas trajetórias vertical e horizontal.


Resolução:


I- Falsa

II- Falsa

III- Verdadeira, ver cálculo abaixo:
IV- Falsa


Gabarito: Alternativa B


Questão 24- Em uma obra foram montados dois sistemas usando uma fixa, e o sistema B, composto por duas polias, uma fixa e a outra móvel, conforme as figuras. Ambos destinam-se a elevar cargas de mesmo peso P a uma mesma altura a partir do solo, em movimento uniforme.




Considerando o ângulo θ= 45°, desprezíveis os pesos das roldanas e cordas, bem como o atrito e as resistências passivas, analise as afirmações abaixo:

I. A força motora que equilibra a carga no sistema B é menor que no sistema A.
II. Usando o sistema A, deve-se aplicar força motora igual à metade da carga P.
III. Usando o sistema B, a relação entre a carga P e a força motora é, aproximadamente, 1,4.
IV. Em ambos os sistemas, A ou B, o trabalho motor será igual ao trabalho resistente.



Resolução:


I - Falsa, Ver cálculo abaixo:





II- Falsa.


III- Verdadeira, ver cálculo anterior.

IV- Verdadeira, pois mesmo a força motora sendo menor o comprimento de corda deslocado será maior havendo assim uma compensação. Sendo assim, o trabalho é o mesmo.



Gabrito: Alternativa D



Questão 25- Os portões automatizados deslizantes para garagens são normalmente providos de uma cremalheira ao longo de toda a sua extensão. A cremalheira consiste de um trilho ou barra dentada, de plástico rígido e resistente, cujo suporte é soldado ao portão. A movimentação de abertura ou fechamento do portão é feita por um motor elétrico de eixo com extremidade dentada e acoplada a cremalheira, conforme ilustrado na figura.Considerando o caso em que o deslocamento do portão é 3 m, o diâmetro D do eixo do motor é 8.10-2m e o portão gira com frequência 50 rpm, podemos que o tempo de abertura ou fechamento do portão é, em segundos,


Resolução:



Gabarito: Alternativa B

Por George Castro

4 comentários:

  1. George gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa, seria excelente se todos os professores tivessem a mesma preocupação, já que esse tipo de ajuda é de muita importância para aliviar a tensão que fica após a prova, e já dá a iniciativa necessária para as provas que virão posteriormente.

    Valeu aí!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo George!
    Seria ótimo se outros professores tivessem a mesma idéia. Vo aguardar seus comentários da segunda prova tbm!
    Já viu meu blog? Dê uma passada lá! ;D
    http://sussurroqualquer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Valeu pelas postagens professor. O senhor bem que poderia ser mais assíduo no blog. Mas é 'um pouco' difícil né. Mesmo assim o material aqui existente já é de grande ajuda. Espero que esse processo seletivo da UFPA não nos traga surpresas desagradáveis.

    ResponderExcluir
  4. Professor, gostaria que o senhor demonstrasse o porquê de alternativas I, II e IV estarem erradas na questão 23...

    ResponderExcluir