segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

PSS II - Proposta de prova II

Aí está pessoal a última proposta de prova para o PSS II. Tá chegando né !! Só o que posso dizer é que fiquem calmos e confiem naquilo que aprenderam. Um grande abraço !! Ah! Eu ia esquecendo, domingo a partir das 18:00 hs a correção da prova já estará aqui no blog. Por isso, não deixe de visitar o blog do George.
01- (UEPA) Um estudante verifica a ação do calor sobre um gás perfeito inserido em uma seringa de vidro, aquecendo-a com uma vela e mantendo fechada sua saída (ver figura).





Desprezando o atrito entre o êmbolo da seringa e o vidro, pode-se afirmar que, durante o aquecimento:

a) O gás se tornará mais denso;com isso,a pressão do ar atmosférico empurrará o êmbolo da seringa, comprimindo o gás.
b) Se a pressão do gás se mantiver constante, a energia interna do sistema aumentará, fazendo com que o gás realize trabalho deslocando o êmbolo da seringa.
c) Se a pressão do gás se mantiver constante, o sistema gasoso receberá trabalho, diminuindo o volume interno da seringa.
d) Se a energia interna do sistema aumentar, certamente o gás sofrerá uma transformação isométrica.
e) Toda a energia recebida será integralmente utilizada para deslocar o êmbolo, tratando-se, portanto, de uma transformação isobárica do gás.

02- (Fuvest-SP) Deseja-se medir a pressão interna P em um grande tanque de gás. Para isso, utiliza-se como manômetro um sistema formado por um cilindro e um pistão de área A, preso a uma mola de constante elástica k. A mola está no seu estado natural (sem tensão) quando o pistão encosta na base do cilindro, e tem comprimento L0 (figura 1 – registro R fechado). Abrindo-se o registro R, o gás empurra o pistão, comprimindo a mola, que fica com comprimento L (figura 2 – registro R aberto). A pressão ambiente vale P0 e é aplicada no lado externo do pistão. O sistema é mantido à temperatura ambiente durante todo o processo. O valor da pressão absoluta P no tanque é:




a) K(L0 - L) / A + P0.
b) K(L0 - L) / A – P0.
c) K(L0 - L) × A.
d) KL × A + P0.
e) KL / A - P0.

03- Na figura ao lado está representado um pêndulo simples, de período igual a T. Colocando-se um prego (P) na posição indicada, o pêndulo na máxima elongação para a esquerda, fica com a configuração indicada pela linha pontilhada, voltando depois, a sua configuração inicial. Qual o período de oscilação desse sistema?




a) 4T/3
b) 3T/2
c) 3T/4
d) 2T/3
e) 2T

04- (UFRN – 2007) Informações diagnósticas sobre a estrutura do corpo humano podem ser obtidas pela ultra-sonografia. Nessa técnica, um pulso de ultra-som é emitido por um transdutor através do corpo e é medido o intervalo de tempo entre o instante da emissão desse pulso e o da recepção dos pulsos refletidos pelas interfaces dos órgãos internos. A figura ao lado representa um exame de ultra-sonografia, no qual o transdutor colocado na altura do pescoço de um paciente, cujo diâmetro da artéria carótida se deseja medir, emite pulsos com velocidade de 150.000 cm/s. Mostram-se, também, os tempos em que os pulsos refletidos pela pele do paciente e pelas paredes anterior e posterior da sua carótida foram detectados. É correto afirmar que o diâmetro da carótida do paciente, na altura do pescoço, mede:



a) 0,15 cm
b) 1,5 cm
c) 0,25 cm
d) 2,25 cm
e) NRA

05- (UEPA – 2007) Durante uma forte ventania, casas podem ser destelhadas devido à diferença de pressão entre o interior e o exterior. Considere que a densidade do ar seja de 1,2kg/m3, que a velocidade do vento seja de 72 km/h e que a aceleração da gravidade seja 10m/s2. Nessas condições, a força exercida em um telhado de 10m2 de área, do interior para o exterior da casa, é igual ao peso de quantas pessoas de massa igual a 60kg?

a) 2
b) 6
c) 10
d) 4
e) 8

06- (Fuvest-SP) Um recipiente contém dois líquidos, I e II, de massas específicas (densidades) d1 e d2, respectivamente. Um cilindro maciço de altura h se encontra em equilíbrio na região da interface entre os líquidos, como mostra a figura. Podemos afirmar que a massa especifica do material do cilindro vale:




a) (d1 + 2d2)/2
b) (d1 + 2d2)/3
c) (d1 + d2)/2
d) 2(d1 + d2)/3
e) (d1 + d2)/3

GABARITO
1-B 2-A 3-C 4-B 5-D 6-B

3 comentários:

  1. Parabéns pelo blog! Também sou professor de física e sempre visito aqui.

    É muito bom ter um espaço para discussões sobre física.

    Abraços!

    Bruno Barreto

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. a) O gás se tornará mais denso;com isso,a pressão do ar atmosférico empurrará o êmbolo da seringa, comprimindo o gás.

      Excluir
  2. vc tem a solução da questão 5? se sim, mande para matos-007@hotmail.com . obrigado

    ResponderExcluir