Desculpem a demora!! É que mais uma vez tivemos uma questão polêmica: a questão 25. Ela fornece um gráfico que não nos permite julgar adequadamente os itens dados. Caso o grafico fosse Q x t teríamos as afirmações II, III e IV corretas, mas sendo um gráfico em função da variação de temperatura teremos apenas a afirmação II correta, não havendo assim gabarito para a questão.
Amanhã entrarei com um recurso solicitando a anulação e logo a UFPA deverá se manifestar, aguardem as cenas dos próximos capitulos... No mais, a prova foi tranquila e tenho certeza que vocês sairam satisfeitos. Estarei postando aqui a partir de amanhã minhas propostas de prova para a terceira fase, por isso não deixe de visitar o blog do George.
Um abraço!
Questão 25
Um líquido homogêneo de massa 0,5 kg é depositado em um recipiente de capacidade térmica desprezível e levado ao aquecimento por uma fonte térmica. Esse processo está expresso no gráfico abaixo, no qual Q é a quantidade de calor efetivamente absorvida pelo líquido, ∆t é a variação de temperatura correspondente que este experimenta, e a origem é o início do aquecimento.
II. A capacidade calorífica do líquido é 400 cal / oC.
III. O calor de vaporização do líquido é 380 cal / g.
IV. A temperatura de vaporização do líquido é 80 oC.
(A) I e II
(B) II e III
(C) III e IV
(D) I, II e III
(E) II, III e IV
Gabarito: Sem alternativa
III- Falsa
IV- Falsa
Obs.: O gráfico por ser de variação de temperatura não pode indicar mudança de estado, por isso os ites III e IV são falsos. Caso o gráfico fosse de temperatura e não de variação a III e IV estariam corretas
Questão 26
A figura abaixo representa uma tubulação posicionada horizontalmente em relação ao solo, pela qual escoa água, em regime permanente, através das secções S1 e S2.
Sobre o fato, considere as afirmativas abaixo:
I. A pressão do fluido em S1 é maior que em S2.
II. As vazões da água através das secções S1 e S2, são iguais.
III.Como o regime de escoamento é ermanente, as vazões e velocidades da água têm valores iguais em S1 e S2.
IV. A diferença de pressão do líquido, nas duas secções da tubulação, depende somente da velocidade de escoamento na maior secção. Estão corretas apenas as afirmativas.
(A) I e II
(B) II e III
(C) III e IV
(D) I, II, e III
(E) II, III, e IV
Gabarito: A
RESOLUÇÃO
I- Verdadeira, Como em S1 a velocidade do fluido é menor a pressão estática do mesmo é maior
II- Verdadeira, pelo principio da conservação de massa a vazão tem que ser igual em S1 e S2.
III- Falsa, pelo principio da conservação de massa a mudança de área implica numa variação de velocidade.
IV- Falsa, a diferença de pressão do líquido dependerá da velocidade nas duas secções transversais.
Questão 27
Na exposição de seu trabalho sobre conceitos e fenômenos de mecânica ondulatória, um aluno fez à classe as seguintes afirmações:
I. As ondas mecânicas de maior frequência são as de menor comprimento de onda.
II. Quando duas fontes sonoras emitem sons, de frequências pouco diferentes, pode ocorrer interferência destrutiva periódica entre as ondas, o que ocasiona o fenômeno da reverberação.
III. A velocidade do som em um meio depende da densidade e da elasticidade do meio.
IV. Quando ondas se propagam em cordas vibrantes, presas nas extremidades, verifica-se sempre a ocorrência de um nó em um extremo e um ventre no outro.
(A) I e III
(B) II e III
(C) III e IV
(D) II, III e IV
(E) Todas estão corretas
Gabarito: A
RESOLUÇÃO
I- Verdadeira
II- Falsa
III- Verdadeira, avelocidade
IV- Falsa
Questão 28
Em um recipiente cilíndrico de secção 0,1 m2, dotado de um manômetro M e uma pequena torneira T em sua base, conforme figura ao lado, deposita-se água de densidade 103 kg/m3 até determinada altura e registra-se, pelo manômetro, a pressão correspondente. A seguir, um corpo maciço de massa 2 kg é posto a flutuar na água e a pressão medida pelo manômetro se modifica. Para a pressão na base retornar ao valor inicial, abre-se a torneira até que o nível da água no recipiente baixe de uma altura h, que deve ser, em metros,
(A) 1,6x10-2
(B) 2x10-2
(C) 2,7x10-2
(D) 3x10-2
(E) 4x10-2
Gabarito: B
RESOLUÇÃO
Questão 29
II. As garrafas permanecerão na posição original, pois não haverá modificação na essão inicial da massa de ar que as circunda.
III. As moléculas de ar em movimento apresentam maior grau de compressão do que as moléculas de ar em repouso; assim a corrente de ar entre as garrafas causa um aumento da pressão entre elas fazendo com que elas se afastem.
IV. A corrente de ar produzida pelo secador faz com que a pressão entre as garrafas fique menor que a pressão atmosférica que atua nas faces externas de cada garrafa; então elas se aproximam.
A(s) afirmativa(s) correta(s) é(são)
(A) I, somente.
(B) IV, somente.
(C) I e II.
(D) III e IV.
(E) I, II e III.
Gabarito: B
RESOLUÇÃO
I - Falsa
II- Falsa
III- Falsa
IV- Verdadeira, o movimento do ar entre as garrafas faz com que a pressão entre elas diminua em relação as faces externas.
Questão 30
O ciclo de Carnot é definido como um processo que apresenta quatro transformações termodinâmicas às quais é submetido um gás ideal em uma máquina térmica. O diagrama pressão–volume abaixo representa esse ciclo, com T1 e T2 sendo as temperaturas absolutas das fontes térmicas entre as quais esse processo pode ocorrer.
Sobre o assunto, analise as seguintes afirmativas:
I. O ciclo compreende duas transformações isocóricas e duas isotérmicas.
II. Nas transformações isotérmicas a variação da energia interna do gás é nula.
III. Nos processos adiabáticos ocorrem expansão e compressão do gás, sem que haja troca de calor no
sistema.
IV. O rendimento de uma máquina de Carnot operando entre as temperaturas de 27°C e 227°C é 40%.
Estão corretas somente as afirmativas:
(A) I e II
(B) II e III
(C) I e IV
(D) I, II e III
(E) II, III e IV
Gabarito:E
RESOLUÇÃO
I- Falsa
II-Verdadeira
III- Verdadeira
IV- Verdadeira (Ver cálculo abaixo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário